SISTEMAS PETRUCCO

Sistemas para velocidades de 30 km/hora e 60 km/hora

NOVO SISTEMA PETRUCCO:
Suspensão de via ferroviária  p/ 60 Km/h

MÉTODO OPERATIVO
Principio

A construção de Passagens Inferiores pelo Sistema de empuxe oleodinâmico de estruturas quadradas e retangulares consiste na deslocação horizontal da estrutura de betão armado da Passagem Inferior previamente construída, e sua introdução no terreno sob a via que se deseja atravessar (seja ferroviária ou rodoviária) com escavação imediatamente anterior do terreno através do interior da citada estrutura.

O empuxe é realizado recorrendo-se a um sistema hidráulico e em fases normalmente muito curtas (comprimentos com aprox. de 50 cm). Cada fase do empuxe é precedida pela preparação do terreno da frente de avanço efetuada pela escavação anteriormente mencionada e sempre com um comprimento igual ao que a estrutura irá ocupar na deslocação correspondente aquela fase.

Os principais elementos com intervenção directa no sistema são os seguintes:

  • Plataforma de deslizamento
  • Muro de reação
  • Estrutura da Passagem Inferior e sua frente de avanço
  • Terreno a ser atravessado e via ferroviária a ser reforçada com a sua suspensão provisória
  • Sistema de suspensão provisória da via ferroviária
  • Equipamento hidráulico de empuxe
  • Equipamento mecânico de escavação
  • Equipe de manutenção da via ferroviária durante o empuxe hidráulico da estrutura
  • Novas lajes betonadas a funcionarem como muros de reação
  • Sobrecarga passiva de solos sobre o muro de reação principal
Fases do deslize

As diferentes fases que compõem estes procedimentos são as seguintes:

  • Localização, desvio e/ou reforço dos serviços públicos afectados
  • Implantação da estrutura e escavações prévias
  • Esgotamento ou rebaixamento do lençol freático (se necessário)
  • Construção do muro de reacção
  • Construção da plataforma de deslizamento
  • Construção da estrutura em betão armado e sua frente de avanço
  • Estabelecimento de limitações da velocidade dos comboios a 30 Km/hora e interdições de via
  • Montagem do sistema de suspensão de vias:
  • Formação de juntas de dilatação nos carris existentes (se necessário)
  • Substituição das travessas de betão por travessas de madeira (caso sejam de betão)
  • Reforço longitudinal das vias com troços de carris iguais aos existentes
  • Abertura de espaços no balastro sob as vias para introdução das vigas PETRUCCO
  • Introdução inicial das vigas de manobra PETRUCCO no sentido transversal das vias
  • Sobrecarga passiva de terras no tardoz do muro de reacção (se necessário)
  • Sobrecarga passiva de terras e/ou prolongamento da zona de apoio das vigas de manobra PETRUCCO sobre o talude de saída (se necessário)
  • Retirada do cimbre e da cofragem da laje superior do quadro
  • Definição do equipamento mecânico de escavação
  • Montagem do equipamento de empuxe
  • Formação de rampas de acesso para os equipamentos de escavação

Deslocação da estrutura em fases consecutivas de:

  • Escavação
  • Empuxe hidráulico
  • Colocação de elementos afastadores entre o muro de reação e o conjunto de macacos hidráulicos
  • Vigilância e manutenção da via durante o empuxe, com recalçamentos, alinhamentos e nivelamentos sempre que necessário, sem interrupção da circulação dos comboios
  • Avanço das vigas de manobra PETRUCCO por fases
  • Instalação de sistema de ancoragem e travamento lateral das vigas
  • Retirada dos elementos afastadores e betonagem faseada dos novos muros de reação sobre a plataforma de deslizamento
  • Sobrecarga passiva de terras sobre a plataforma de deslizamento (caso necessário)
  • Condicionamento das rampas de acesso dos camiões

Com a conclusão do empuxe:

  • Desmontagem e retirada do equipamento mecânico de empuxe
  • Inserção de blocos em betão para apoio das vias sobre a laje superior da estrutura de betão armado permitindo a retirada das vigas de manobra PETRUCCO
  • Betonagem de uma camada de recobrimento entre a estrutura e o balastro (se necessário) para permitir o lançamento de uma camada de balastro com 35 cm no máximo
  • Injeção de calda de cimento em terrenos brandos ou de vazios no tardoz dos hasteais (caso necessário) para recomposição dos taludes

Reposição das condições originais da via:

  • Colocação do balastro novo
  • Retirada dos carris ou das vigas longitudinais e transversais de reforço das vias (dependendo da solução de Reforço e Suspensão de Via utilizada (tradicional, Verona ou C 60 R)
  • Reposição das travessas de betão e primeiro ataque manual das vias no caso da solução tradicional
  • Ataque leve do balastro com equipamento rodo ferroviário
  • Soldagem das juntas de dilatação e neutralização das vias (caso necessário)
  • Aumento da velocidade dos comboios até 60 km/hora
  • Demolição dos elementos auxiliares de betão da frente de avanço
  • Construção do prolongamento dos muros ala definitivos
  • Ataque pesado para reposição das condições de circulação ferroviária anteriormente existentes
Esquema de Empuxe
Esquema de suspensão Petrucco tradicional com abraçadeiras “Garrutti”
Esquema de suspensão Petrucco C60R  com vigas de  13,20 m de comprimento
Esquema de suspensão Petrucco Verona com vigas de 9,00 m de comprimento
Download www.petrucco.es